Na tarde desta quinta-feira (11), o SINEPE-PI, em colaboração com o Conselho Estadual de Educação do Piauí – CEE/PI, participou de um debate sobre a Avaliação e Reforma do Novo Ensino Médio – NEM. O objetivo da discussão foi compreender como as escolas estão lidando com a implementação curricular do NEM, destacando os impactos positivos da Reforma diante da evolução educacional proposta pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o ensino médio brasileiro.
O presidente do SINEPE-PI, Leonardo Airton, ressaltou a importância do debate e as contribuições que ele trará para a educação do estado. “Esse momento de diálogo sobre o ensino médio é muito importante, pois reforça ainda mais a importância do SINEPE-PI, que se une ao Conselho Estadual de Educação e à rede pública de ensino para promover mudanças, considerando o cenário atual e o que pode ser priorizado na educação básica do estado do Piauí.”
O Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação, Carlos Alberto Pereira da Silva, falou sobre a reforma do Ensino Médio e destacou todo o processo de estudo para chegar ao melhor para os estudantes. “A reforma, quando proposta, trouxe um conjunto de diferenciações no processo de ensino-aprendizagem para um novo ensino médio. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa com os estudantes, além de documentários, nos quais eles expressaram suas opiniões. O projeto foi elaborado levando em consideração o protagonismo juvenil e estudantil. Portanto, em cada ano ou série do ensino médio, temos competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento da cidadania.”
A presidente do Conselho Estadual de Educação, Gildete Milu, falou sobre o desempenho do novo Ensino Médio no estado e as principais dificuldades enfrentadas até o momento. “Estamos em um processo de implementação e, até o momento, temos uma avaliação positiva das escolas nesse curto período. É claro que, como todo processo que se inicia, há dificuldades que precisam ser superadas. As principais críticas hoje em relação ao ensino médio estão relacionadas aos itinerários, ou seja, como lidar com essa questão e como o aluno se adapta a eles. No entanto, de modo geral, o ensino médio tem apresentado uma resposta positiva.”
O debate foi uma oportunidade para os membros do SINEPE-PI trocarem ideias, compartilharem experiências e buscar um consenso sobre o assunto. A iniciativa contou com a participação ativa dos filiados, promovendo um diálogo construtivo e enriquecedor para o setor educacional. Avançamos juntos em prol de um ensino médio mais eficiente e voltado para o desenvolvimento da cidadania.