Colégio Diocesano faz 110 anos e recebe homenagem no Legislativo Estadual

Compartilhe!

 

Representantes do Colégio Diocesano e de outras instituições piauienses prestigiaram a solenidade.Representantes do Colégio Diocesano e de outras instituições piauienses prestigiaram a solenidade.

É com alegria que o SINEPE/PI mostra aqui a homenagem que o Colégio Diocesano, escola filiada ao SINEPE, recebeu pelos 110 anos. A homenagem foi registrada pelo site da escola. Veja parte da reportagem:

O Colégio Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação, foi homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pelos seus 110 anos de atuação no Estado. O evento foi proposição do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho, que ressaltou que  “o Colégio Diocesano contribui significativamente para o desenvolvimento da nossa região”. Em nome do parlamento, ele afirma, confiar no trabalho do colégio para a boa formação das futuras gerações.

“Gostaria de expressar o quão honroso é fazer parte desta instituição que, por excelência, atrela os ensinamentos acadêmicos ao desenvolvimento do caráter”, salienta o aluno do Diocesano, da 3ª série C do Ensino Médio, Carlos Henrique Franco. Ele destaca que a formação integral, fundamento da Pedagogia Inaciana, desperta nos estudantes a preocupação com o próximo e o comprometimento em ajudá-lo.

O diretor do Colégio Diocesano, Ir. Raimundo Barros, SJ, afirma ser grato por poder participar deste momento de celebração. Durante a sessão, expressou sua alegria em ver ex-alunos junto aos atuais prestigiando a instituição. “Comemorar os 110 anos do Diocesano é uma grande experiência de afeto, que vem desde o princípio, quando em 1906 o bispo Dom Joaquim Antônio D’Almeida resolveu fundar o Colégio e Seminário Diocesano”, frisou.

Segundo o superior da Plataforma Nordeste 1 da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Cláudio Antônio Lorencini, SJ, o Piauí se destaca pelo número de obras da Rede Jesuíta e pelo seu alcance educativo e social. “Nas diversas obras aqui existentes procuramos concretizar o ideal jesuíta de propagação da fé e promoção da justiça”, enfatiza. O padre ainda se comprometeu, junto com a Companhia de Jesus, a continuar trabalhando pelo engrandecimento do Estado.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o diretor do Colégio Diocesano, Ir. Raimundo Barros, SJ; o superior da Plataforma Nordeste 1 da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Cláudio Antônio, SJ; o aluno Carlos Henrique Franco; o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste), Francisco Canindé; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes; representando o coronel Marcos Paulino do 25º BC, Major Celso Teixeira; o assessor de comunicação da Polícia Militar do Piauí, João Feitosa; a diretora do Colégio das Irmãs, Ir. Lívia Machado; a professora Maria Olinda Borges; a vice-presidente do Núcleo de Ex-Alunos do Colégio Diocesano (NEX), Mônica Cardoso; vereador Inácio Carvalho e o diretor da TV Cidade Verde, Jesus Filho.

No dia 14 de abril o Colégio Diocesano foi homenageado no plenário da Câmara de Vereadores de Teresina, em sessão solene proposta pela vereadora Teresa Britto (PV), ex-aluna da instituição. Na ocasião, esteve presente o delegado para educação básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE), padre Mário Sündermann, SJ. A RJE é constituída pelo Colégio Diocesano e por mais 16 escolas e seis universidades em todo o Brasil.