A abertura foi esse final de semana, 06/05. O evento aconteceu com festa no Ginásio Esportivo da Faculdade Estácio Ceut.
O prof. Paulo Machado, presidente do Sindicato do Estabelecimentos de Ensino Privado do Piauí, presidiu a abertura dos jogos que tiveram a honrosa a presença de diretores de escolas particulares, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar e Federação do Esporte Estudantil e do diretor geral da Faculdade Estácio Ceut, Renan Brandão. Os jogos são coordenados pela FEEPI e o prof James Lima.
Foi uma festa linda. Ao todo, 24 escolas, somando as unidades, confirmaram a participação. A apresentação das equipes e desfiles foi seguida de momentos solenes, como o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Teresina.
Lorena da Silva Costa Vieira fez o Juramento dos Atletas. Lorena é atleta de Badminton e coleciona conquistas importantes, como medalha de Bronze no Panamericano na República Dominicana, Prata no Panamericano por equipes no Perú e na Guatemala, Campeã no Campeonato Nacional de 2014 e 6o Colocado no Mundial Escolar, que aconteceu em Malta, em 2016.
O Juramento dos Árbitros foi feito por Jadelson Ribeiro dos Santos, árbitro estadual da modalidade Tênis de Mesa.
A chegada da Tocha das Olimpíadas das Escolas Particulares foi um dos pontos altos do evento. A Tocha chegou ao estádio conduzida Por Geovana Rodrigues, atleta de Handball. Geovanna é destaque no esporte no Piauí, Nordeste e nas principais seletivas da modalidade.
O prof. Paulo Machado declarou oficialmente aberta as Olimpíadas das Escolas Particulares que seguem por todo o mês de maio nas quadras esportivas das escolas.
Atletas de oito modalidades participam das competições: futsal, handebol, vôlei , basquete, judô , badminton, tênis de mesa e xadrez.
Alunos de 6 a 17 anos vão participar dos jogos serão realizados aos sábados do mês de maio, nos ginásios de esportes das escolas participantes das Olimpíadas, que são uma etapa importante para definição das equipes dos Jogos Escolares Piauiense, de onde saem os representante para os Jogos Escolares Brasileiro.
“As Olimpíadas das Escolas Particulares são, agora, parte do calendário permanente das nossas escolas. Não vamos abrir mão da importância e benefícios que o esporte traz para nossos alunos”, disse Prof Paulo Machado ressaltando também a grandeza do evento: “são mais de 2 mil pessoas envolvidas diretamente e 20 mil indiretamente”.
As Olimpíadas das Escolas Particulares são realizadas pelo SINEPE/PI, Fundação Odilon Nunes e Federação de Esportes Estudantis do Piauí e patrocinada pelas Faculdades Estácio Ceut, Faculdade santo Agostinho, Marko Informática, Jota Pê Malhas e Editora FTD.
Veja a relação, por ordem alfabética, das escolas que participam das Olimpíadas das Escolas Particulares:
- Alsiste
- Certo
- CEV
- Colégio Sagrado Coração de Jesus
- Colégio das Irmãs de União
- Colégio Mérito
- CPI
- Colégio Diocesano
- Colégio Jesus de Nazaré
- Escola São José de Ribamar
- INEC
- Instituto Dom Barreto
- Instituto Educacional São José
- Instituto Santo Agostinho
- Integral
- Objetivo
- Pro Campus
- São Mateus
- Sinopse
- Sistema Einstein de Ensino