Na última quinta-feira (18/07), a sede da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) em Brasília foi palco de um evento histórico para a educação no Nordeste brasileiro. Os sindicatos de educação básica dos Estados do Maranhão, Piauí e Alagoas se reuniram em assembleia para a criação da Federação Interestadual dos Estabelecimentos de Ensino do Nordeste (FIEEN).
A Confenen, ao lado do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI), desempenhou um papel fundamental na criação da FIEEN. Esta nova federação é fruto de um antigo sonho do professor Roberto Geraldo de Paiva Dornas, Presidente de Honra da Confenen.
A liderança e o apoio dos dirigentes de todas as instituições parceiras foram essenciais para concretizar essa iniciativa. Leonardo Airton Pessoa Soares, presidente do SINEPE-PI e agora Vice-Presidente Administrativo da FIEEN, foi um dos principais articuladores desse projeto.
A criação da FIEEN já vinha sendo planejada desde a reunião itinerante do Conselho de Representantes em Aracaju, realizada em setembro de 2023. Naquela ocasião, houve uma reunião prévia com vistas à formação da nova federação, contando com a participação de figuras importantes.
A presidente eleita da FIEEN, Bárbara Heliodora, expressou seu agradecimento pela confiança depositada e destacou a importância da colaboração entre as entidades para o sucesso da nova federação.
“Para o trabalho, conto com o apoio de todos, pois a soma rica das experiências é de fundamental importância”, afirmou a presidente.
A FIEEN representa um avanço significativo para a educação no Nordeste, promovendo a união e a colaboração entre os estabelecimentos de ensino da região. Confenen e SINEPE-PI reafirmam seu compromisso com a excelência educacional e parabenizam a professora Bárbara Heliodora e todos os dirigentes eleitos pela nova jornada que se inicia.