A Educação Infantil, que atende a faixa etária de 0 a 5 anos, é a fase escolar onde a criança é auxiliada no desenvolvimento da escuta, interação, criatividade e autonomia. E, as brincadeiras ganham um grande destaque nesse cenário. Porém, é necessário se atentar à maneira certa de utilizar essa forma de educação no desenvolvimento infantil.
A forma engessada que se aplica na maioria das escolas, com liberdade limitada, dentro das salas de aula e sem a interação com os professores, não possibilita um momento de aprendizado satisfatório para a criança. É preciso que haja uma interação, para propor problemas, fazer com que elas pensem, com ou sem brinquedos, dentro ou fora da sala de aula.
A aprendizagem na Educação Infantil deve se basear no ensino que se desenvolve a partir de campos que se dão com experiências concretas da vida cotidiana.
É necessário ir além de colocar as crianças para sentarem enfileiradas, sem propor desafios e sempre dizendo o que elas devem fazer, sem permitir que elas pensem ou se expressem. Essa pedagogia as educa para serem, no futuro, seres copiosos e não sujeitos que precisam pensar e ter senso crítico a respeito do que acontece a sua volta.
As metodologias ativas, que visam colocar o estudante no centro da aprendizagem, podem ser utilizadas adaptando à realidade das crianças. É possível, por exemplo, pedir que elas pesquisem previamente algo ligado às suas histórias familiares para fazer um teatrinho depois em sala de aula.
O importante é que as crianças brinquem e aprendam no processo.