Atualmente, muito se fala na tecnologia que pretende dotar máquinas de inteligência, a inteligência artificial (IA). Essa forma de tecnologia também pode ser utilizada dentro das salas de aula, para auxiliar professores a alunos a terem uma forma de ensino personalizada às necessidades pedagógicas de cada um.
A personalização na educação busca trazer um ensino que abrange a todos, porém, de forma individual, colocando cada aluno com um tutor que passará os conteúdos programáticos respeitando seu tempo e forma de aprendizado.
No dia a dia, devido a quantidade de estudantes e aulas diárias, é praticamente impossível um professor perceber as necessidades individuais de todos os seus alunos. É nesse cenário que entra o auxílio da tecnologia.
Um exemplo prático de como a inteligência artificial pode ajudar é nos exercícios passados em sala de aula. Ao analisar a resolução das atividades é visto qual aluno conseguiu um resultado satisfatório e qual não. Neste último caso, o computador fará um novo exercício, exclusivamente para aquele aluno, para entender as suas dificuldades.
Além disso, a inteligência artificial pode auxiliar na retirada de dúvidas e na análise de dados sobre a frequência e as notas dos estudantes. Quando alguém começa a apresentar um desempenho abaixo do normal, o computador emite um alerta a direção, que poderá conversar com o aluno em questão, entender o que está acontecendo e oferecer o apoio necessário, diminuindo assim as chances de evasão.
Um estudo feito pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta as tendências de uso das tecnologias educacionais baseadas em inteligência artificial nas escolas até 2030.
As entidades preveem cada vez mais a utilização de sistemas inteligentes que mensuram o conhecimento adquirido pelo aluno sobre determinado tema e conseguem entender, ainda, se ele está feliz por ter conseguido resolver um problema ou cansado por não ter concluído a missão.
Outra tendência apontada pela publicação é a geração de livros didáticos customizados que levam em conta o perfil do estudante. Dessa forma, uma edição pode ser mais visual enquanto a outra terá mais recursos textuais, embora os conteúdos sejam iguais.
Óculos inteligentes que mostram informações ao usuário e interpreta comando de voz com linguagem natural e fones de ouvido wireless, que captam o que a pessoa falou traduzindo instantaneamente, se for o idioma não for o mesmo, são outros recursos elencados pelo documento como tendências na educação nos próximos anos.
Com informações do Metrópoles